Thursday, September 19, 2019

Essay --

1. EDUCAÇÃÆ'O INFANTIL A PORTA DE ENTRADA PARA O ENSINO OBRIGATÓRIO Conceituando a Educaà §Ãƒ £o Infantil pode-se dizer que à © uma educaà §Ãƒ £o criada para ajudar as crianà §as antes de ingressarem no ensino obrigatà ³rio. A educaà §Ãƒ £o infantil à © uma forma de preparar as crianà §as com menos de seis anos para o ensino obrigatà ³rio atà © chegar à   idade certa para ingressa nesse ensino obrigatà ³rio que comeà §a a partir dos sete anos de idade. Nos dias de hoje a Educaà §Ãƒ £o Infantil à © a forma de transportar as crianà §as para ensino obrigatà ³rio com um nà ­vel de aprendizagem mais elevada. (LDB, 2010) Na Educaà §Ãƒ £o Infantil, as crianà §as nessa faixa-età ¡ria sà £o estimuladas a ao aprendizado atravà ©s de atividades là ºdicas e atravà ©s de jogos e brincadeiras, onde os professores procuram exercitar as capacidades motoras e cognitivas, fazendo com que as crianà §as descubram o gosto pela educaà §Ãƒ £o iniciando seu processo de educaà §Ãƒ £o ou aprendizagem. (LDB, 2010). Para a LDB, (2010) a educaà §Ãƒ £o infantil à © coordenada em escolas de ensino educacional como: berà §Ãƒ ¡rio, a creches, prà ©-escolas, jardins de infà ¢ncias, e, jardins-escola, sà £o nesses estabelecimentos que as crianà §as recebem a primeira base da aprendizagem educacional para entrar no ensino obrigatà ³rio. Segundo Mello, (2007, p. 34) a educaà §Ãƒ £o infantil à ©: Uma educaà §Ãƒ £o histà ³rica e de à ©poca, de uma sociedade, de uma cultura e tambà ©m de fatores polà ­ticos e econà ´micos. Dessa forma perguntamos: O que à © infà ¢ncia? Quem à © a crianà §a? Por que essas perguntas foram feitas separadamente? Porque possuem conceitos diferentes. Crianà §a sempre vai existir, mas, da um conceito a infà ¢ncia nà £o; infà ¢ncia à © um sentimento que surgiu hà ¡ pouco tempo, mais precisamente no sà ©culo XVII. Para os autores: A crianà §a hoje à © considerada como um ser so... ... paà ­ses perifà ©ricos. Recebe um valor segundo a forma de produà §Ãƒ £o da vida material, que à © tratada como um negà ³cio lucrativo, com qualidade e retorno financeiro; †¢ No Brasil – na dà ©cada de 1970, com o aumento do nà ºmero de fà ¡bricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operà ¡ria, surgindo entà £o à  s creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o cuidar. Segundo Faria (1999, p.25): Se os anos 70 estavam voltados para as mulheres, nos anos 80, essas mulheres se voltaram para as crianà §as. É explicado que foram as feministas intelectualizadas de classe mà ©dia, e que eram contra a ditadura, que passaram a pesquisar sobre a infà ¢ncia e assessorar os governos progressistas que, atendendo à  s reivindicaà §Ãƒ µes populares, prometeram creches nas suas campanhas eleitorais.

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